Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

STEVE JOBS

Horizontal infographics

OSCAR WILDE

Horizontal infographics

TEN WAYS TO SAVE WATER

Horizontal infographics

NORMANDY 1944

Horizontal infographics

LIZZO

Horizontal infographics

BEYONCÉ

Horizontal infographics

Transcript

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Escola E.B. 2/3 Soeiro Pereira Gomes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S.º João dos Montes

Neste relatório não foi considerado, para comparação, o ano 2019/2020 uma vez que foi um ano atípico devido à pandemia, COVID 19. De referir ainda que os valores apresentados têm como fonte o Predictive Analytics, os Observatórios de anos anteriores e as pautas deste ano letivo.

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

5ºAno

Taxa de Transição

6ºAno

7ºAno

83%

79,6%

8ºAno

83,3%

9ºAno

94,5%

81,8%

Este ano letivo regista-se um decréscimo considerável nas taxas de transição de 5º, 6º, 7º e 8º ano, relativamente aos anos anteriores. Em todos estes anos de escolaridades as taxas de transição respetivas, foram as menor dos últimos anos letivos. Em sentido inverso no 9º ano registou-se uma ligeira subida da taxa de transição em relação ao ano anterior.

5ºAno

79,5%

Sem negativas

10,3%

1 negativa

9,4%

2/3 negativas

0,9%

+3 negativas

68,4%

Sem negativas

16,2%

1 negativa

13,7%

2/3 negativas

0%

+3 negativas

6ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Tipologia da Transição

A percentagem de alunos transitados sem nenhum nível inferior a três, no 5º ano, foi superior em 13 pontos percentuais em relação ao ano anterior. De igual modo a percentagem de alunos que transitou com uma negativa diminuiu para metade, ou seja passou de 20% para 10%. E verificou-se ,ainda, uma diminuição dos alunos transitados com 2 ou 3 negativas em 4 pontos percentuais. Cerca de 80% dos alunos transitados no 5º ano, obtiveram sucesso em todas as disciplinas.

Em relação ao ano anterior registou-se um decréscimo de 9 pontos percentuais dos alunos transitados sem negativas e um aumento de alunos transitados com 1 negativa e 2/3 negativas de 4 pontos percentuais, em ambas as situações. Verificou-se ainda, que cerca de 30% dos alunos transitados obtiveram pelo menos um nível inferior a três a uma disciplina.

7ºAno

64,6%

Sem negativas

20,4%

1 negativa

13,3%

2/3 negativas

1,8%

+3 negativas

51,8%

Sem negativas

21,8%

1 negativa

25,5%

2/3 negativas

1,8%

+3 negativas

8ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Tipologia da Transição

A maior percentagem de alunos transitados sem nenhum nível inferior a três, no terceiro ciclo, continuou a registar-se no 7º ano. No entanto, verificou-se que a percentagem de alunos transitados sem nenhum nível inferior a três e transitados com um nível inferior a três aumentou, em ambos, 6 pontos percentuais. Em contrapartida a percentagem de alunos transitados com dois ou mais níveis inferiores a três diminuiu significativamente face ao ano anterior, em 9 pontos percentuais. Relativamente aos alunos que transitaram com níveis negativos superiores ao permitido é de referir que face ao ano anterior diminuiu para metade, ou seja de 3,5% para 1,8%.

No 8º ano registou-se um aumento de 4 pontos percentuais do nº de alunos transitados sem níveis negativos e com um nível inferior a três houve um decréscimo de 3 pontos percentuais. Aproximadamente metade dos alunos transitados no 8º ano, não apresentaram níveis inferiores a três.

9ºAno

51,7%

Sem negativas

25 %

1 negativa

23,3%

2negativas

0%

+3negativas

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Tipologia da Transição

No 9º ano verificou-se que mais de 50% dos discentes transitaram sem níveis inferiores a três, tendo-se registado uma ligeira diminuição dos alunos transitados com pelo menos um nível inferior a três. Relativamente a todos os anos de escolaridade do 3º ciclo, foi no 9º ano que os alunos apresentaram a maior percentagem de transitados com uma negativa e a segunda maior percentagem de transitados com duas ou três negativas.

2ºCiclo

73,9%

Sem negativas

13,2%

1 negativa

11,5%

2/3 negativas

0,4%

+3 negativas

56 %

Sem negativas

22,4%

1 negativa

20,7%

2/3 negativas

1,2%

+3 negativas

3ºCiclo

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Tipologia da Transição por Ciclo

Quando comparamos o 2º ciclo com o 3º ciclo verificamos que a percentagem de alunos transitados sem níveis inferiores a três, no 3º ciclo, é inferior em 18 pontos percentuais. No que concerne ao 2º ciclo as percentagens das tipologias de transições foram muito idênticas ao ano anterior. No entanto, é de registar um aumento de 2 pontos percentuais dos alunos transitados sem níveis negativos e uma diminuição de 3 pontos percentuais dos alunos transitados com um nível inferior a três. Cerca de 3/4 dos alunos transitados obtiveram sucesso a todas as disciplinas. No 3º ciclo registou-se que a percentagem de alunos que transitaram sem níveis inferiores a três aumentou em cerca de 5 pontos percentuais, pelo que nas restantes tipologias de transição diminuiu essa percentagem.

Port

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Transição sem Aproveitamento a Português e Matemática

Mat

Port+Mat

5ºAno

Port

3,4%

Mat

9,4 %

Port+Mat

0%

Regista-se um aumento de aproximadamente de 3 pontos percentuais de alunos transitados sem aproveitamento na disciplina de Português e em contrapartida um decréscimo de aproximadamente de 16 pontos percentuais de alunos transitados sem aproveitamento na disciplina de Matemática. Este ano letivo nenhum aluno do 5º ano transitou sem aproveitamento nas duas disciplinas em simultâneo.

Port

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Transição sem Aproveitamento a Português e Matemática

Mat

6ºAno

Port

1,7%

Mat

18,8%

No 6º ano registou-se um aumento significativa da percentagem de alunos transitados com nível inferior a três na disciplina de Matemática, de 10 pontos percentuais, ou seja mais do que duplicou. Na disciplina de Português registou-se um ligeiro aumentos de 0,2 pontos percentuais.

Port

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Transição sem Aproveitamento a Português e Matemática

Mat

Port+Mat

7ºAno

Port

4,4%

Mat

25,7%

Port+Mat

0,9%

No 7º ano registou-se um ligeiro aumento da percentagem de alunos transitados sem aproveitamento na disciplina de Português. Por outro lado na disciplina de Matemática registou-se um ligeiro decréscimo da percentagem de alunos transitados sem aproveitamento na disciplina. Sem aproveitamento cumulativamente nas disciplinas de Matemática e Português registou-se um decréscimo de 6 pontos percentuais.

Port

Observatório das Aprendizagens 2021/2022

Transição sem Aproveitamento a Português e Matemática

Mat

Port+Mat

8ºAno

Port

4,5%

Mat

32,7%

Port+Mat

2,7%

No 8º ano continua a registar-se uma pequena percentagem de alunos transitados com nível inferior a três na disciplina de Português (4,5%), muito embora tenha aumentado 2 pontos percentuais relativamente ao ano anterior. Assim, neste ano letivo cerca de 7% dos alunos transitados não obtiveram sucesso na disciplina de Português. Na disciplina de Matemática registou-se um significativo aumento de 13,5 pontos percentuais face ao ano anterior de alunos transitados com nível inferior a três nesta disciplina. Cerca de 35% dos alunos transitaram sem aproveitamento à disciplina de Matemática.

Port

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Transição sem Aproveitamento a Português e Matemática

Mat

9ºAno

Port

2,5%

Mat

35,8%

Foi no 9º ano que se continuou a verificar que a maior percentagem de alunos transitados com nível inferior a três na disciplina de Matemática em relação a todos os anos em estudo. No entanto, face ao ano passado registou-se uma diminuição de 9 pontos percentuais. No caso do Português também se registou uma descida de 1,5 pontos percentuais dos alunos transitados com nível inferior a três. Assim, enquanto que na disciplina de Português essa percentagem foi de 2,5% , na disciplina de Matemática foi de 35,8% .

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Taxa de Retenção

5ºAno

18,2%

6ºAno

17%

7ºAno

20,4%

8ºAno

16,7%

9ºAno

5,5%

Relativamente à taxa de retenção aumentou em todos os anos de escolaridade, à exceção do 9º ano. Foram no 6º e 8º anos de escolaridade que se registou o maior aumento da taxa de retenção, respetivamente 10 e 9 pontos percentuais, face ao ano anterior. Em tendência inversa no 9º ano registou-se um decréscimo de 1,5 pontos percentuais.

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Tipologia da Retenção

8ºAno

6ºAno

7ºAno

5ºAno

9ºAno

Verificou-se que no 5º e 7º anos a tipologia da retenção com maior percentagem foi devido a níveis inferiores a três, no entanto cerca de, respetivamente, 46% e 52% dos alunos retidos foi consequência de problemas de assiduidade e ingresso tardio. No 6º ano 75% dos alunos retidos foi consequência de excesso de níveis inferiores a três, sendo os restantes retidos por faltas. No 8º ano 82% dos alunos retidos foi consequência de excesso de níveis negativos, sendo os restantes retidos por faltas ou ingresso tardio. No 9º ano 86% dos alunos ficaram retidos por níveis e os restantes por ingresso tardio no ensino português.

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Taxa de Abandono

5ºAno

1.4%

6ºAno

0%

7ºAno

1,4%

8ºAno

0%

9ºAno

0%

0,6%

Verificou-se uma diminuição a taxa de abandono escolar em relação ao ano anterior em cerca de 0,7 pontos percentuais. No 6º, 8º e 9º anos não se registaram situações de abandono escolar, no entanto, nos restantes anos foi de 1,4% em cada um deles.

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Análise Fluxo Escolar 2º Ciclo - 2019/2023

79%

95%

98%

Probabilidade de Sucesso até UMA REPETENÇÃO

Probabilidade de Sucesso até DUAS REPETENÇÕES

Probabilidade de Sucesso SEM REPETENÇÕES

5ºAno

1,12

Duração média de conclusão por ano de escolaridade

6ºAno

1,11

O valor da probabilidade de sucesso em concluir o 2º ciclo até duas retenções, ou seja concluí-lo até no máximo quatro anos, aumentou 1 ponto percentual em relação ao ano anterior, 98%. No entanto, o nº de alunos que concluiu o 2º ciclo sem retenções diminuiu 4 pontos percentuais, passando a ser de 79%. Relativamente à duração média de conclusão do 5º e 6º anos verificou-se um aumento do tempo médio da sua conclusão, nos dois anos de escolaridade, em relação ao valor de referência anterior. Assim, um aluno do 5º ano demora em média cerca de 1 ano e 44 dias a concluí-lo (um aumento de 15 dias) e no 6º ano demora em média 1 ano e 40 dias a concluí-lo (um aumento de 11 dias).

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Análise Fluxo Escolar 3º Ciclo - 2018/2023

73%

93%

97%

Probabilidade de Sucesso até UMA REPETENÇÃO

Probabilidade de Sucesso até DUAS REPETENÇÕES

Probabilidade de Sucesso SEM REPETENÇÕES

9ºAno

1,04

Duração média de conclusão por ano de escolaridade

8ºAno

1,09

7ºAno

1,17

No 3º ciclo a probabilidade de o concluir até quatro anos ou cinco anos diminuiu 1 ponto percentual, em cada uma das situações, em relação ao valor de referência apresentado no ano anterior. Foi também observada que a probabilidade de concluir o 3º ciclo sem retenções foi de 73%, tendo aumentado 1 ponto percentual face ao ano anterior. No que concerne à duração média de conclusão esta diminuiu no 7º e 8º anos em relação ao valor de referência anterior. Assim, no 7º ano diminuiu cerca de 7 dias, sendo agora necessário 1 ano e 62 dias para o concluir. No 8º ano decresceu 4 dias , sendo agora necessário, em média, 1 ano e 34 dias para o concluir. No 9º ano o valor manteve-se sendo, em média, necessário 1 ano e 15 dias para o concluir.

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Encaminhamentos para Percursos Alternativos 2023/2024

12

1

EFA

CEFTipo 2

CEFTipo 3

1

Encaminhamentos Para Percursos Alternativos 2019/20202020/20212021/20222021/20222022/202352-------373414 O número total de alunos encaminhados para percursos alternativos (dentro e fora da escola) têm mantido a tendência de diminuição em relação aos anos anteriores. Para o próximo ano letivo esta situação ainda é mais evidente, pois o nº baixou cerca de 59% em relação ao ano anterior. Esta situação poderá estar relacionada com as retenções e a idade mínima dos alunos para ingressarem nestas cursos.

5ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

83,2%

Port

72,3%

83,2%

Ing

72,3%

79,6%

HGP

72,3%

76,6%

Mat

72,3%

87,6%

CN

72,3%

82,8%

EM

Português 5ºAno 2018/20192019/20202020/20212020/20212022/202374,8%85,8%83,7%89,2%83,2%

Inglês 5ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202382,7%91%90,8%90,8%83,2%

HGP 5ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202386,5%89,6%85,8%87,7%79,6%

Matemática 5ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202369,6%79,1%72,3%65,4%76,6%

CN 5ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202399%94%85,8%91,5%87,6%

EM 5ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202395,8%93%89,7%93,9%82,8%

5ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

88,4%

CD

72,3%

81,9%

TIC

72,3%

87%

EVT

72,3%

91,6%

EF

CD 5ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-----94,2%91,7%90%88,4%

TIC 5ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023------93,8%90,5%89,5%81,9%

EVT 5ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023----------88,2%88,8%87%

EF 5ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202396,9%94,2%91,9%95,3%91,6%

6ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

83,7%

Port

72,3%

78,5%

Ing

72,3%

87,4%

HGP

72,3%

68,1%

Mat

72,3%

88,9%

CN

72,3%

86,7%

EM

Português 6ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202386,6%92,9%88,8%93,3%83,7%

Inglês 6ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202388,6%92,1%85,8%85,2%78,5%

HGP 6ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202388,6%87,9%90,3%91,1%87,4%

Matemática 6ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202369,8%80,7%78,4%86,7%68,1%

CN 6ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202389,9%95%94%94,8%88,9%

EM 6ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202390,3%92,9%93,8%90,9%86,7%

6ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

92,8%

CD

72,3%

82,5%

TIC

72,3%

84,9%

EVT

72,3%

93,1%

EF

CD 6ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-----96,5%94,2%94,2%92,8%

TIC 6ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023------92%96,9%88,1%82,5%

EVT 6ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023----------92%92,4%84,9%

EF 6ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202393,2%97,1%96,4%93,9%93,1%

2º Ciclo

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

83,5%

Port

72,3%

80,9%

Ing

72,3%

83,5%

HGP

72,3%

72,4%

Mat

72,3%

88,2%

CN

72,3%

84,7%

EM

Português 2ºCiclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202381%89,4%86,2%91,3%83,5%

Inglês 2º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202385,8%91,6%88,4%87,9%80,9%

HGP 2º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202387,6%88,7%88%89,4%83,5%

Matemática 2ºCiclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202369,2%79,9%75,3%76,2%72,4%

CN 2º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202390,4%94,5%89,9%93,2%88,2%

EM 2º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202393%92,9%92,1%92,4%84,7%

2º Ciclo

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

90,6%

CD

72,3%

82,2%

TIC

72,3%

85,9%

EVT

72,3%

92,6%

EF

CD 2º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-----95,4%93,3%92,2%90,6%

TIC 2º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023------91,4%92%88,8%82,2%

EVT 2º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023----------90,1%90,5%85,9%

EF 2º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202394,9%95,6%94,5%94,6%92,6%

7ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

79,1%

Port

72,3%

73,9%

Ing

72,3%

82,1%

Fr

72,3%

80,6%

HG

72,3%

59,7%

Mat

72,3%

75,4%

CFN

Português 7ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202367,4%87,7%82,1%78,3%79,1%

Inglês 7ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202376,2%89%82,9%82,2%73,9%

Francês 7ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202392,7%86,8%89,3%80,6%82,1%

História e Geografia 7ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023--------------89,7%86,8%80,6%

Matemática 7ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202362%68,7%67,1%58,9%59,7%

Ciências Físico Naturais 7ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-------------85,7%74,4%75,4%

7ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

81%

ATD

72,3%

76,9%

EV

72,3%

87,7%

CD

72,3%

91,6%

EF

ATD 7ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-------------83,2%90,9%81%

EV 7ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202386,5%85,2%88,8%86,2%76,9%

Cidadania e Desenvolvimento 7ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023------93,3%96,9%93,9%87,7%

EF 7ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202376,8%85,8%92,6%90,2%91,6%

8ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

81,9%

Port

72,3%

78%

Ing

72,3%

91,3%

Fr

72,3%

82,7%

HG

72,3%

55,1%

Mat

72,3%

72,4%

CFN

Português 8ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202383,6%90%84,3%82,8%81,9%

Inglês 8ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202390,7%86%87,6%91,4%78%

Francês 8ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202393,6%77,8%86,9%95,3%91,3%

História e Geografia 8ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023--------------91,3%91,2%82,7%

Matemática 8ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202348,9%68%54,9%62,5%55,1%

Ciências Físico Naturais 8ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-------------80,4%82,3%72,4%

8ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

95,8%

ATD

72,3%

84%

EV

72,3%

98,4%

CD

72,3%

93,8%

EF

ATD 8ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-------------98,2%89,1%95,8%

EV 8ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202390,5%87,1%89,4%90,4%84%

Cidadania e Desenvolvimento 8ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023------95%97,8%96,5%98,4%

EF 8ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202395,3%90,7%88%88,7%93,8%

9ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

93,6%

Port

72,3%

92%

Ing

72,3%

98,4%

Fr

72,3%

97,2%

HG

72,3%

60,8%

Mat

72,3%

80,7%

CFN

Português 9ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202381,6%92,5%100%92,1%93,6%

Inglês 9ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202390,3%100%88,9%96,4%92%

Francês 9ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202396,9%100%98,9%93,5%98,4%

História e Geografia 9ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023--------------97,8%96,8%97,2%

Matemática 9ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202365,8%79,2%57,8%54,7%60,8%

Ciências Físico Naturais 9ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-------------92,2%79,8%80,7%

9ºAno

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

96%

ATD

72,3%

92,1%

EV

72,3%

100%

CD

72,3%

95,1%

EF

ATD 9ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-------------97,6%96%96%

EV 9ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202385,7%98,7%90,5%85,9%92,1%

Cidadania e Desenvolvimento 9ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023------100%100%98,4%100%

EF 9ºAno 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202398,3%98,1%98,9%96,3%95,1%

3ºCiclo

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

84,7%

Port

72,3%

81,1%

Ing

72,3%

90,4%

Fr

72,3%

86,2%

HG

72,3%

58,5%

Mat

72,3%

75,9%

CFN

Português 3º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202377,1%89,7%87,2%84,6%84,7%

Inglês 3º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202385,3%91,3%86,2%90,2%81,1%

Francês 3º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202394,3%87,5%90,6%89,9%90,4%

História e Geografia 3º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023--------------92,4%91,5%86,2%

Matemática 3º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202362,9%71,5%60,1%58,6%58,5%

Ciências Físico Naturais 3º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-------------85,3%78,7%75,9%

3º Ciclo

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Sucesso por Disciplina

72,3%

90,6%

ATD

72,3%

83,7%

EV

72,3%

94,9%

CD

72,3%

93,5%

EF

ATD 3º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023-------------92,6%91,9%90,6%

EV 3º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202387,5%89,3%89,5%87,4%83,7%

Cidadania e Desenvolvimento 3º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/2023------95,1%98%96,2%94,9%

EF 3º Ciclo 2018/20192019/20202020/20212021/20222022/202389,6%90,6%92,2%91,8%93,5%

71%

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

3ºCiclo

Sucesso dos APAs

2ºCiclo

72%

Matemática

Português

54%

3ºCiclo

2ºCiclo

60%

Tendo como base os registos efetuados no documento da avaliação das modalidades de intervenção pedagógica, constatámos que os APA's nas disciplinas de Português e de Matemática contribuíram para o sucesso dos alunos que o frequentaram. Observámos que a percentagem de alunos que obteve nível superior ou igual a 3 no final do ano letivo foi em ambas as disciplinas e em ambos os ciclos acima dos 53%.

91,4%

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Agrup.

Prova Final 9ºano Português

Nac.

78,2%

Sucesso

Evolução Taxa Sucesso

Na disciplina de Português verificou-se que o sucesso no Agrupamento foi 13 pontos percentuais acima do sucesso Nacional, alcançando uma extraordinária percentagem de 91,4%. Este valor correspondeu a uma melhoria muito significativa, em relação ao ano passado, tendo ficado muito próximo do valor máximo atingido em 2017/2018 (ano em que a taxa de sucesso foi a mais elevada no Agrupamento)

A análise dos resultados nas Provas Finais de 9º ano corresponde à Prova 92, pelo que ficam assim excluídos os alunos que realizaram a Prova de Nível de Escola, uma vez que se irá comparar os resultados do Agrupamento com os obtidos a nível Nacional. Nota: Foram contabilizados os alunos do Ensino Doméstico e o aluno da turma de PCA

Na disciplina de Português a evolução da taxa de sucesso aumentou bastante significativamente em relação ao ano anterior, cerca de 23 pontos percentuais, em relação ao ano anterior.

66,3%

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Agrup.

Prova Final 9ºano Português

Nac.

61%

Média

CI vs PF vs Nac

Nível Médio

Níveis Prova Final

Agrup.

Nac.

+0,67

-0,09

Na disciplina de Português verificou-se, ainda, que apenas 9 dos 105 alunos, que realizaram a Prova Final, obtiveram nível inferior a 3. De referir que os níveis obtidos na Prova Final de Português levaram a uma alteração de um nível na Classificação Final, face à atribuída na Classificação interna. No entanto, essa alteração não comprometeu o sucesso do aluno à referida disciplina.

Neste gráfico apresenta-se na 1ª barra o diferencial entre os níveis obtidos entre a Prova Final e a Classificação Interna e na 2ª barra o diferencial entre os níveis obtidos na Prova Final e o Nacional. Assim, os resultados obtidos na disciplina de Português na Prova Final estão 0,09 de nível abaixo dos atribuídos na Classificação Interna. De modo análogo constatamos que os resultados obtidos na Prova Final estão 0,67 de nível acima da referência Nacional.

46,2%

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Agrup.

Prova Final 9ºano Matemática

Nac.

42%

Sucesso

Evolução Taxa Sucesso

Na disciplina de Matemática verificou-se que o sucesso no Agrupamento foi 4 pontos percentuais acima do sucesso Nacional. Também podemos observar um acréscimo de 8 pontos percentuais, em relação ao ano passado. No entanto, relativamente ao ano pré-pandemia de 2018/2019, houve um decréscimo de 22 pontos percentuais, que tinha sido de 68%.

A análise dos resultados nas Provas Finais de 9º ano corresponde à Prova 92, pelo que ficam assim excluídos os alunos que realizaram a Prova de Nível de Escola. Este tratamento de dados compara os resultados do Agrupamento com os obtidos a nível Nacional. Nota: Foram contabilizados os alunos do Ensino Doméstico e o aluno da turma de PCA.

Na disciplina de Matemática a evolução da taxa de sucesso é muito variável, verificando-se valores muito diferentes de um ano para o outro. Este ano letivo o valor situa-se na ordem dos 46,2%, ou seja 8 pontos percentuais acima do ano anterior.

45,3%

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Agrup.

Prova Final 9ºano Matemática

Nac.

43%

Média

Agrup.

Nac.

Nível Médio

Níveis Prova Final

CI vs PF vs Nac

+0,26

-0,52

Neste gráfico apresenta-se na 1ª barra o diferencial entre os níveis obtidos entre a Prova Final e a Classificação Interna e na 2ª barra o diferencial entre os níveis obtidos na Prova Final e o Nacional. Assim, os resultados obtidos na disciplina de Matemática na Prova Final estão 0,52 de nível abaixo dos atribuídos na Classificação Interna. De modo análogo constatamos que os resultados obtidos na Prova Final estão 0,26 de nível acima da referência Nacional.

Na disciplina de Matemática verificou-se que apenas 48 dos 104 alunos, que realizaram a Prova Final, obtiveram um nível superior ou igual a 3. De salientar que os níveis obtidos na Prova Final de Matemática levaram a cinco alterações de níveis na Classificação Final, face à atribuída na Classificação Interna, o que se refletiu no sucesso de 2 alunos, tendo os mesmos ficado numa situação de Não Aprovação.

Observatório das Aprendizagens 2022/203

Apoio Tutorial Específico

7ºAno

8ºAno

9ºAno

5ºAno

6ºAno

Total de Alunos

Alunos Transitados

Alunos Retidos por níveis

Alunos Retidos por faltas ou abandono

Sucesso*

*o sucesso foi determinado tendo como referência os alunos transitados e retidos por níveis

A taxa de sucesso do Apoio Tutorial Específico é calculada tendo em consideração os alunos transitados e os retidos por níveis. Portanto para o cálculo da taxa de sucesso do ATE não são contabilizados os alunos que estão em abandono escolar nem os que ficaram retidos por faltas.

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Apoio Tutorial Específico

2ºCiclo

3ºCiclo

Total de Alunos

Alunos Transitados

Alunos Retidos

Alunos Retidos por faltas ou abandono

Sucesso

TOTAL

A taxa de sucesso do Apoio Tutorial Específico foi muito superior no 3º ciclo em relação ao 2º ciclo. Destaca-se o 5º ano como tendo sido o que apresentou uma taxa de sucesso muito inferior em relação aos restantes anos de escolaridade, 33,3%, e ainda o 7º e o 9º como tendo sido os anos que obtiveram uma taxa de sucesso de 100%. No entanto, é importante clarificar que cerca de 36% dos alunos com ATE apresentam graves falta de assiduidade, uma vez que ficaram retidos por faltas ou encontravam em abandono escolar.

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

Evolução da Taxa de Sucesso do Apoio Tutorial Específico

87,8%

A taxa de sucesso do Apoio Tutorial Específico continuou a apresentar valores bastante elevados, apesar de neste ano letivo ter sofrido um pequeno decréscimo de meio ponto percentual, o que não deixa de ser positivo uma vez que não comprometeu a trajetória ascendente, que tem vindo a acontecer ao longo dos anos.

Observatório das Aprendizagens 2022/2023

FIM